sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Felicidade não está em viver...

...mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.
(Ghandi)

Assuma as rédeas da sua vida: Comece a prestar atenção nas coisas que são realmente importantes para você e procure tornar-se cada vez mais consciente das suas próprias motivações. Muitas vezes, nem nos damos conta de por que fazemos as coisas. Isto nos torna presas ideais de todo tipo de fantasias. Sobretudo aquelas que começam assim: “vou ser feliz quando tiver, possuir, for...”, enfim, preencha com o verbo que quiser, o efeito é sempre o mesmo: o de fazer você sair correndo perseguindo algo que não tem e nem, de fato, precisa.
Jogue fora o supérfluo: E guarde apenas o essencial. Picasso certa vez teria dito: “a arte é a eliminação do que é desnecessário”. Para entrar no clima da Simplicidade Voluntária, siga o conselho do grande artista e diga adeus aos excessos.
Torne-se um comprador consciente: A dica é respeitar os cinco “R”: antes de comprar, Reflita se o que está pretendendo adquirir é realmente essencial; se achar que não precisa, Recuse; se achar que precisa, Reduza a quantidade; depois do uso, Reutilize; e por fim, Recicle. É claro que no momento da compra você já pode escolher produtos com menos embalagens ou com embalagens recicláveis.
Seja elegante: De fato, nossas vidas são nossa obra de arte. Imite o grande mestre e construa sua vida a partir da beleza que mora na Natureza, nos materiais orgânicos, no capricho do artesanal, no luxo das coisas que envelheceram com sabedoria. Em vez de plástico, por exemplo, troque por vidro ou papelão ou cerâmica.
Fique ao lado da Natureza: Simplicidade é lembrar que nossas raízes estão no mundo natural. Que somos parte da teia da vida e que nosso desequilíbrio afeta tudo à nossa volta. Encha seu cotidiano com este sentimento de reverência e cuidado pela Mãe Natureza. Você vai ser o primeiro a agradecer quando se der conta de que está parado há cinco minutos ouvindo o canto de um sabiá ou enchendo os olhos com as primeiras flores dos ipês.
Descubra o milagre da vida: Se você soubesse que iria morrer dentro de algumas horas ou dias, as coisas mais simples não iriam adquirir um significado luminoso e penetrante?
Vamos começar agora?!
Desligue o celular, esqueça-se dos compromissos, fique pelo menos alguns minutos por dia sem fazer nada, apenas nada... envolvido neste instante precioso. Ao contrário do que costumamos pensar, a felicidade não custa tão caro assim.
=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário