quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Qual sua energia?

Quanto tempo pode durar a bateria de um carro, se não estiver sendo sempre usada, estimulada e, dessa forma, recarregada?
Acredito que todos nós temos uma energia, que funciona como a bateria de um carro: recebendo, armazenando e gastando carga. Nessa energia de carícias, existem dois compartimentos: um para as carícias positivas e outro para as negativas.
Algumas pessoas, na infância, aprenderam a manter carregada a parte positiva da energia, e procuram energia positiva, ou cria para si essa energia, mesmo que para tanto aproveitem somente o lado positivo da energia negativa.
Outras pessoas aprenderam a manter carregada a parte negativa, e acabam criando energia negativa para a manterem carregada: porque, quando crianças, aprenderam a identificar amor, atenção, com energia negativa.
Cada um de nós tem o poder de transformar os estímulos que recebe; ou seja, com a mesma carícia, uma pessoa pode carregar suas energias positiva ou negativamente.

Um exemplo:
O marido se aproxima feliz da esposa e diz:
- "Meu bem, como você está bonita!"
(energia positiva incondicional)
Esta pode aceitar ou transformá-la:
- "É que hoje eu fui ao cabeleireiro."
(energia condicional) ou
- "Você sabe que eu sou feia, você diz isso porque tem pena de mim."
(energia de lástima) ou
- "Quando você me elogia é porque fez algo de errado. O que você andou fazendo?"
(energia agressiva)

Essa é uma situação em que a pessoa transforma uma energia positiva. Vejamos, agora, um exemplo de transformação de energia negativa em positiva:
Um homem diz para uma mulher:
- "Eu não gosto de você."
(energia negativa)
Essa pessoa, autenticamente, se diz:
- "Eu sei que ele está apaixonado por mim, porém encontra dificuldade de demonstrar amor, e acaba dizendo isso." ou
- "Ele é um sujeito muito agressivo, eu acho importante entender que não me convém sua companhia." ou:
- "Eu não preciso ficar procurando pessoas que gostam de mim." ou ainda:
- "Eu sei que sou legal, mas sei também que não vou agradar a todos ... "

Geralmente é bom alguém saber transformar um estímulo negativo em positivo, desde que reflita no porquê desse acontecimento, sem que necessite se sentir mal.
A cada momento estamos recebendo carga nos dois compartimentos (no positivo e no negativo). É importante sabermos manter o compartimento positivo carregado em nível satisfatório, porque se ele estiver baixo, aumentará a possibilidade de aceitarmos os estímulos negativos.
Alguém pode aceitar energias negativas em tempo de escassez, mas conservar a consciência de que é uma fase provisória e que deve procurar algo melhor: as energias positivas.
A meta é carregar nossa bateria com energias positivas, que compreendem: um olhar, um sorriso, um abraço, um beijo e até numa simples sensação de estar perto.
Nós temos, na vida social, uma série de papéis, nos quais trocamos energias: Papel de filho, irmão(ã), às vezes, pai / mãe; Papel conjugal que é representado por uma relação afetiva; Papel profissional que engloba o trabalho e estudos; Papel social, que são nossas relações de amizade; etc.
Uma das causas da queda no nível de energias e, consequentemente, sofrimento, ocorre quando uma pessoa estrutura sua vida para receber energia apenas de uma ou duas fontes, ficando com um manancial bastante pobre, exigindo em demasia dessas fontes, de modo a preencher sua cota necessária.
Algumas "dicas" para manter a bateria de energia carregada positivamente:
1) Procure cercar-se de pessoas que sabem trocar carícias positivas (não de bajuladores, com suas energias "de plástico");
2)
Aceite as carícias que lhe são dadas, quando forem adequadas;
3) Um problema pode ser resolvido, com a motivação de crescer, não com auto-torturas desnecessárias;
4) Faça jus aos elogios pelo que você fez;
5) Faça surpresas para as pessoas das quais você gosta.
AFINAL, CARÍCIAS POSITIVAS GERAM CARÍCIAS POSITIVAS.
Uma boa solução para evitar que se carregue a bateria com energias negativas, é abrir novas fontes de carícias, por exemplo: ter mais amigos, dar mais tempo para as pessoas, ter um "hobbie", uma atividade, etc.
Nós sempre temos as alternativas para resolver um problema (ainda que seja aceitarmos sua insolubilidade).
Porque? O problema não é o problema. É o que nós fazemos com ele.
Muito freqüentemente, nós subestimamos o poder de nossa energia, do carinho, de um sorriso, uma palavra amável, um ombro amigo, dar ouvidos, um elogio honesto, ou o menor ato de dedicação, pois todos têm o poder de transformar uma vida. E você tem o poder de transformar principalmente a SUA vida! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário