domingo, 30 de maio de 2010

Aja com coragem!

Todos temos defeitos e qualidades, e os nossos limites não podem fazer com que deixemos de nos amar e valorizar. É uma grande sabedoria saber aceitar-se a si mesmo. Quem não se aceita é porque carrega um refinado e escondido orgulho, e isto não deixa você ver o seu valor. Todos nós nascermos com a capacidade de vencer e de ser feliz. Quem não se aceita acaba se tornando rancoroso contra si mesmo, contra os outros, contra a vida e até contra sua vida espiritual e isto o leva à revolta, à auto-piedade e à depressão.
Não fique sonhando somente! Pegue o material que você tem e comece a construir a sua casa, do jeito que for possível. É melhor você morar num casebre do que ficar ao relento sonhando com um castelo. Ninguém é perfeito! Por isso, todos precisam se aceitar. Não estou dizendo para você negar os seus limites. Olhe-os com coragem, de frente, sem exagerá-los nem diminuí-los, e mude o que for possível. O que não pode ser mudado, aceite e deixe o tempo agir. O que não tem remédio, remediado está. A partir desta aceitação, toda a sua pobreza pode começar a se transformar em imensa riqueza. Comece agora a ver e trabalhar as suas qualidades... você as tem. Ser humilde é reconhecer a verdade sobre si mesmo.
Aceite-se também diante dos outros; não se sinta pequeno ou invejoso porque o seu colega tem melhores coisas do que você, frequenta melhores lugares do que você ou porque ele se destaca e você não. Não deixe a inveja aninhar-se no seu coração; lance-a fora, pois isso é um veneno. Seja o que você é diante dos outros; não finja ser outra pessoa, e não fique paralisado diante dele por um complexo de inferioridade. A melhor maneira de impressionar alguém é ser autêntico e espontâneo diante dele. A personalidade é para o homem o que o perfume é para a flor, o que a luz e calor são para o sol. Uma engrenagem pequena não é menos importante do que uma engrenagem grande num jogo de engrenagens. Um tijolinho que falte em uma construção deixa um buraco na casa.
Não fique imitando a vida dos outros; você é rico porque é único no universo; não digo rico de dinheiro, esqueça isso, você é rico em sua espiritualidade, no que você é, em seus pensamentos, em suas atitudes. Se você se aceitar, os outros te aceitarão também. Não queira parecer o que você não é. Não tenha medo ou vergonha de ser você mesmo; e seja honesto em dizer: “eu não entendi isto”, “eu não sei fazer aquilo”, etc… e você ajudará os outros. Saiba de uma coisa: os homens têm necessidade de ver pessoas que reconhecem os seus limites, para que tenham coragem de reconhecer também os seus. É nobre saber dizer: “eu não compreendo isto…”, “por favor, me ensine isto!” Enfim, os outros precisam de você como você é. Todos nós somos limitados em algum momento, mas isto nos ajuda a aprender a precisar uns dos outros e vencer esses limites. Assim aprendemos a amar, pois damos o que temos e receberemos o que nos falta, e todos crescemos juntos.
Cada um de nós é riquíssimo no seu ser. Como, então, você pode ficar reclamando das qualidades que você não tem? Antes de lamentar e lamuriar o que você não tem, agradeça o que você tem, e tudo o que recebeu gratuitamente. Olhe primeiro para as suas mãos perfeitas… e diga muito obrigado! Pense nos teus olhos que enxergam longe, teus ouvidos que ouvem o cantar dos pássaros, e agradeça ao universo!
A primeira coisa para que você possa multiplicar esses talentos, é aceitar-se como você é, física e espiritualmente. Não fique apenas olhando para os seus problemas, numa introspecção mórbida, porque senão você acabará não vendo as suas qualidades; e isto te tornará vitima de seus sentimentos.
Eu não estou dizendo que você deve se esconder dos seus problemas, ou fazer de conta que eles não existem, não é isto. Reconheça-os e aceite-os; e, com fé em Deus, e confiança em você, lute para superá-los, sem ficar derrotado e lamuriando a própria sorte. Saiba que é exatamente quando vencemos os nossos problemas e quando superamos os nossos limites, que crescemos como pessoas humanas. Não tenha medo dos problemas, eles existem para serem resolvidos. Todo problema tem solução, quando um deles não tem solução, então, deixa de ser problema. É na crise e na luta que o homem cresce. É só no fogo que o aço ganha têmpera.
Por isso, é importante eliminar as atitudes negativas. É um ato de maturidade ter a humildade de reconhecer os seus limites e aceitá-los; isto não é ser menor ou menos importante; é ser real. Aceite suas limitações, seus problemas, seu físico, sua família, sua cor, sua casa, também seus pais e seus irmãos, seus amigos, seu companheiro, por mais difíceis que sejam… e comece a trabalhar com fé e paciência, para melhorar o que for possível. Como dizia São Francisco, “sou, o que sou diante de Deus.”
Se eu não me aceitar como sou, jamais saberei amar os outros como eles são; estarei sempre desejando conviver com pessoas sem defeitos; e isto não existe. Aja com coragem! Saiba reconhecer e aceitar os erros; um erro reconhecido com simplicidade é uma vitória ganha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário