terça-feira, 7 de setembro de 2010

Não saiba a vossa mão esquerda o que dá a vossa mão direita

Meus caros amigos, todos os dias ouço algum de vós a dizer: "Sou pobre, não posso fazer a caridade", e todos os dias vejo que faltais com a indulgência aos vossos semelhantes. Nada lhes perdoais e vos arvorais em juízes muitas vezes severos, sem quererdes saber se ficareis satisfeitos, caso procedessem convosco do mesmo modo. A indulgência não é também caridade?
Vós, que apenas podeis fazer a caridade praticando a indulgência, fazei-a ao menos, mas fazei-a largamente. No que respeita à caridade material, vou contar-vos uma história do outro mundo.
Dois homens acabaram de morrer. Deus havia dito: Enquanto esses dois homens viverem, colocar-se-ão em sacos diferente as boas ações de cada um deles, para que sejam pesados por ocasião de sua morte. Quando ambos chegaram nos últimos momentos, Deus ordenou que lhe trouxessem os dois sacos. Um era volumoso e estava cheio, deixando ressoar o metal que o enchia; o outro era pequenino e tão vazio que podiam contar as moedas que continha. Este é meu, disse um, reconheço-o, fui rico e dei muito. Eis o meu, disse o outro, sempre fui pobre, oh! quase nada tinha pra repartir. Mas, oh! surpresa, postos os dois sacos na balança, o mais voolumoso se revelou leve, mostrando-se mais pesado o pequeno, tanto que se elevou muito o primeiro no prato da balança. Deus, então, disse ao rico: "Deste muito, é certo, mas deste por ostentação e para que o teu nome figurasse em todos os templos do orgulho e, ademais, dando, de nada te privaste. Vai para a esquerda e fica satisfeito por te serem contadas as tuas esmolas para alguma coisa". Depois, dissse ao pobre: "Tu deste pouco, meu amigo; mas, cada uma das moedas que estão nesta balança representa uma privação pra ti; não deste esmolas, entretanto, praticaste a caridade e, o que vale muito mais, fizeste a caridade naturalmente, sem refletir que isto te fosse levado em conta; foste indulgente; não julgaste o teu semelhante; ao contrário, desculpaste todas as suas ações; passa à direita e vai receber a tua recompensa".
Reflexão da semana: A caridade não está somente em dar esmolas, e sim, em saber perdoar, em saber ser útil numa palavra amiga, em dar um orientação, um conselho. Se envolver, de corpo e alma.
Assistam o filme NOSSO LAR... Eu assisti ontem... e é um dos filmes mais lindos sobre o plano superior que assisti. Eu, como espírita, saí mais crente dos meus estudos e de minha conduta perante meus irmãos. Estou longe da perfeição, mas dou sempre o melhor de mim para evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário