sábado, 13 de novembro de 2010

Casar?!

Essa semana, no bate papo com amigas (pra variar), estávamos em uma sessão "fala que eu te escuto" virtual (sim! chegamos a era da modernidade rs) e o assunto da noite foi sobre casamento e outras "coisitas mais". Todas solteiras, nenhuma com experiência matrimonial, exceto eu. Acreditem, mas algumas amigas se planejam de tal forma: "aos 30 anos casar ..." "aos 32 ter um filho" "aos 35..." Acho que me assusto um pouco com esse planejamento delas, pois tem muitas mulheres que acreditam que casando, independente com quem seja, vai ser tudo lindo e maravilhoso... Todos os problemas estarão resolvidos, enfim, é o objetivo da vida delas.
Casamento é bom... mas não é tudo cor de rosa! O casamento é bom com a pessoa certa!
Com a pessoa errada é certo ter dores de cabeça, muitas vezes com marcas pro resto de sua vida!
Quem é a pessoa certa?? É aquela que você ama com todas as suas forças, que você se doa sem esperar nada em troca, que você se sente bem somente pela sua presença, que te compreende, que acima de tudo é seu companheiro. É aquela pessoa que você não tem dúvidas sobre o que sentes.
Pois bem... existem dias de chuva, dias de sol, dias apaixonantes, dias que você não quer ver o outro nem pintado de ouro! momento de querer estar juntinho, momento de querer estar sozinho rs E você, quando casado, tem que estar preparado para isso, preparado para passar por essas "crises" e dizer: "Não, o meu amor é maior que isso" e pensar por dois e não mais por um.
Aprendi muita coisa nessa experiência bacana de vida que tive:
  • Essencial: Para casar tem que haver muito amor (muuuuuuuuito amor mesmo), pois ninguém é perfeito. Se existe algum defeito que incomoda em seu amado, sem amor fica insuportável! Com amor, relevamos muita coisa, pois existe algo que supera.
    Você não muda o outro, pois o que o outro é veio da educação que recebeu em casa e ao decorrer da vida.
    E para manter o casamento, além de muito amor é preciso ter paciência e muito jogo de cintura.
  • "Espaço" é fundamental. Cada um deve ter sim o seu momento, o seu momento com amigos, com você mesmo, com seu hobby, com o nada. Isso é respeito e confiança. A falta disso se chama insegurança. É claro que se o seu companheiro curtir fazer as coisas contigo, fazer porque gosta e não por obrigação. Isso não tem preço. É muito gostoso. Mas ao contrário, forçação de barra, é horrível.
  • Dinheiro não é tudo. Coisas em comum (ex: filhos, imóveis, conta corrente, carro, financeiro) não seguram um casamento. Nem para o homem, muito menos para mulher, ainda mais mulher independente, enfim, falo por experiência própria, pois eu tinha uma vida de rainha, e deixei tudo para trás e reconstruí do zero tudo de maneira bem independente. Nada me segurou e sai desse relacionamento de dez anos com honra. Nunca, em momento nenhum houve qualquer tipo de desrespeito por ambas as partes.
  • Brigar por querer ser mais do que o outro ou dono da razão não vale a pena. Desgaste desnecessário e no calor da emoção as vezes surgem palavras que ferem (e deixam marcas! Acreditem!). Melhor dar um tempo e deixar os ânimos acalmarem para conversar civilizadamente.
    Uma vez você cede, outra vez o outro cede. É a regra. Isso não é uma competição, é bom senso e maturidade.
  • Sexo não é tudo. (Homens, acreditem! Não é!)
  • Um pouquinho de ciumes é gostosinho. Em excesso é um porre!
  • Egoísmo mata o amor de qualquer um. Se preocupar somente consigo e não pensar no próximo é típico de quem quer e se acha o centro das atenções. O relacionamento funciona quando duas pessoas são recíprocas em atitudes, comportamentos, pensamentos e caminham juntas, com objetivos únicos. Enfim, na minha opinião relacionamento é somar.
  • Desrespeito é fatídico ao fracasso numa relação. O amor supera muita coisa, mas não deve superar o amor próprio. Amor que faz sofrer, na verdade não é amor, é uma idéia do que poderia ser e não é.

Sabe quando você tem plena convicção que você não precisa de um casamento, de um namoro, de um estado civil imposto pela sociedade para ser verdadeiramente feliz? Tem gente que tem mania de relacionamento ou de "prestar essa satisfação" para sociedade só para escutar: "Nossa! como você está feliz!" como se sua felicidade dependesse de alguém. Acredite amigas: sua felicidade só depende de você mesma!!
Não me levem a mal. Não estou dizendo que não me casarei mais ou que aboli relacionamento amoroso e muito menos deixei de acreditar no amor. Eu continuo acreditando que o AMOR verdadeiro, supera muita coisa. Mas acima de tudo SOMA.
O que aprendi com essa experiência maravilhosa de vida, o casamento (graças a Deus fui muito abençoada) e posteriormente um namoro (nesse não tive tanta sorte assim), é que dificilmente eu aceitarei qualquer coisa, qualquer pessoa, por simplesmente achar que posso estar "passando da idade" de arrumar um alguém ou que seja "a pessoa perfeita pra mim" aos olhos da sociedade. Não me vejo comprometida a isso. Me vejo comprometida com a Felicidade!
Eu sou feliz como sou, estou muito bem como estou: SOLTEIRISSSSSSSSIMAAAA!!! Sei o que aceito e o que não tolero de jeito nenhum e isso me dá tranquilidade, me dá a certeza de que se eu estiver com alguém é porque antes de qualquer coisa existe amor e ele se mostrou digno de usufruir dos meus sentimentos, do meu amor, da minha dedicação como mulher.
Listo aqui coisas que não são de meu agrado, pois as coisas que eu gosto, basta ter o mínimo de sensibilidade e curiosidade (gostar de ler e revirar meu blog rs) que logo vai perceber...

  • Não admito o uso de qualquer tipo de droga;
  • Não admito falta de respeito;
  • Não admito falta de sinceridade, falta da verdade;
  • Não admito falta de companheirismo;
  • Não admito falta de caridade;
  • Não admito falta de gratidão;
  • Não admito falta de palavra;
  • Não admito falta de preocupação com o próximo;
  • Não admito falta de generosidade, que seja mesquinho;
  • Não admito arrogância;
  • Não admito que as pessoas sejam valorizadas pelo que se tem e não pelo que se é como pessoa (nada a ver com o profissional);
  • Não admito falta de amor, de carinho e de reconhecimento...

Ao universo, lanço a minha sorte... sem pressa... sem cobranças... sem pressão... pois o futuro a DEUS pertence. É ele quem governa o mundo... só ele pode governar...
E que venha em minha vida alguém para somar, que seja uma pessoa boa e merecedora de meu amor e eu do amor dele, pois "qualquer coisa" eu não aceito, pois pouco não me serve, médio não me satisfaz, metades nunca foram o meu forte. Atitudes me ganham (ou me perdem) para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário