sexta-feira, 26 de março de 2010

Gratidão e generosidade...


Ter gratidão na hora da dor é algo praticamente impensável. Dor parece rimar com raiva, revolta, mágoa, jamais com gratidão, não é mesmo? Pense: não precisa ser assim! Na vida há afetos e desafetos, glórias e derrotas, amores e desencontros. E o que realmente importa é o que sobrevive a todas essas experiências: os aprendizados, os sentimentos, os laços, as compreensões.
O famoso curador de todos os males, o tempo, está aí sempre para nos mostrar que é possível, necessário e até urgente, recomeçar com mais amor no coração, com gratidão a tudo o que se tem, independente de, aos olhos da sociedade, o que se tem ser pouco ou muito.
Ser grato ao que o universo permitiu para cada um de nós nessa passagem fugaz, que é a vida, é reconhecer que os momentos nos foram ofertados como possibilidades de aprimoramento. Estamos todos na grande escola da vida, então, que tal a celebrarmos com graciosidade, leveza e por que não, gratidão?
Ao reconhecermos a grandeza e a delícia de estarmos vivos, só nos resta passar adiante essa doce compreensão, contaminando o resto do mundo com atos de amor.

Generosidade é ter respeito pela vida e pelos outros, é reconhecer com gratidão o que nos foi dado, é celebrar ao lado de quem se ama - personagens ilustres de nossa caminhada - cada segundo dessa história linda que podemos construir.
Não estou falando em negar a dor, apenas sublimá-la, invertendo o olhar sobre ela. Tudo tem seu lado positivo!

Eu o desafio: Transforme o seu dia-a-dia a partir de AGORA!
Não é preciso de muito, não precisa fazer pregações públicas, abandonar suas coisas... Podemos ser generosos, grandes e amorosos no dia-a-dia com as pessoas que nos rodeiam, praticando palavras mais doces, ofertando mais sorrisos, mais "obrigados", não pagando dor com vingança, cortando uma conversa desagradável com um simples: "quer um café?", levando aquela bronca do chefe "na boa" como uma crítica construtiva, sem mágoas. Ser generoso é dar a vez, sem cobrar depois, é permitir que o outro brilhe, mesmo que você esteja na sombra; é sorrir, mesmo diante da dor (isso não é ser falso, é provar do nosso poder de superação).
Faça esse teste: amemos quem nos rotulam de "loucos", espalhando um pouquinho de nossa generosidade e gratidão pelo mundo.

Ao final do dia, faça uma reflexão sobre os acontecimentos quando usamos esse poder da gratidão e generosidade. Com certeza, ao estender a mão para alguém, estamos fazendo bem primeiramente a nós mesmos, por nos tornarmos diariamente maiores do que éramos ontem.

Um comentário:

  1. td bm cecilia entra no meu blog e me da uma ajudinha de sugestões lá.
    bjus, foi um prazer entrar no seu blog...
    o meu blog é:agarotacom.blogspot.com

    ResponderExcluir