sábado, 20 de março de 2010

Quer mudanças? Comece por você!

Mudança, muito mais que uma possibilidade, uma realidade. Uma das poucas certezas que podemos ter em nosso dia a dia é de que “as coisas vão mudar”.
Mudança faz parte do cotidiano de qualquer pessoa. Mudam-se procedimentos, regulamentos, normas, sistemas, modelos, valores, referências, enfim tudo muda! O que é bom hoje já não é tão bom amanhã, o que é eficiente hoje se torna ineficaz amanhã e até mesmo o que é bonito hoje se torna horrível amanhã, lembra-se da calça com aquela boca de sino enorme arrastando pela rua, cobrindo os sapatos de salto alto (lembra?) com aquele barulhão, poc, poc, poc, poc, e você se sentindo o máximo. Pois é, mudou!
Sabe que existem basicamente dois tipos de mudanças, a primeira delas não depende de você, são mudanças externas, que chegam prontas, alguém pensa (ou tenta) e decide como as coisas devem ser daqui pra frente. Mudança externa, independe de nós, temos que nos adaptar ou buscar um tratamento psiquiátrico para suportar os novos tempos.
A segunda forma de mudança depende de você, depende de nós, é questão de decisão, isso mesmo, a palavra é D-E-C-I-S-Ã-O, simples, mas muitas vezes estamos esperando que alguém, ou alguma coisa nos diga o que devemos fazer e como as coisas devem funcionar daqui pra frente em nossas vidas. Interessante não é?
Culpar a vida é mais fácil do que assumir a responsabilidades de nossos fracassos, “minha namorada é fria” é mais fácil do que começar uma campanha de romantismo, coisas do tipo mandar flores, escrever recadinhos, mandar torpedos com frases tipo: "Lembrei de você", "oi gatinha", "me aguarde..." Mas isso depende de sua decisão e decidir reclamar é mais fácil que decidir mudar...
Culpar o companheiro também é mais fácil, "ele não me dá carinho..." Sem dúvida é mais simples reparar na dureza, na insensibilidade do que começar uma campanha de “quebra pedra” coisas do tipo café na cama acompanhado de um cartão, comida favorita num dia comum, faixas e cartazes chamando o bom e velho homem de herói e coisas parecidas, um ingresso do futebol de presente, mas reclamar também é uma decisão, certamente não é a melhor, mas é a mais comum.
Decidir ser mais amigo das pessoas, um filho mais carinhoso, um parceiro mais presente, um Pai mais caloroso e afável, um colega mais assertivo e humano, um vizinho mais agradável e prestativo, um cidadão mais participativo e engajado, tudo é questão de mudança, é questão de D-E-C-I-S-Ã-O...
Só muda quem decide, mudar começa com sua inflexão e continua nas suas atitudes, o ser mutante demonstra crescimento, capacidade de adaptação, de aconchego.
Seja decisivo em sua vida, DECIDA E AJA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário